Educação

Alunos e professores de Quaraí recebem

3 mil netbooks

Até o momento foram entregues 46 mil computadores para alunos e professores do Ensino Fundamental.

O projeto facilita a incorporação de tecnologia na rede educacional pública do estado. - Secom RS

O projeto facilita a incorporação de tecnologia na rede educacional pública do estado.

Secom RS

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou netbooks educacionais para os alunos e professores do Ensino Fundamental de Quaraí, na região da Fronteira Oeste. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (23), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Olímpio, e contou com a presença da secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento. A distribuição dos 3 mil computadores será concluída em novembro, atendendo as oito escolas de Ensino Fundamental do município.

A secretária-adjunta afirmou que com o projeto Um Computador por Aluno e Professor os estudantes têm acesso a novas tecnologias. Eles podem levar o equipamento para casa e reforçar o aprendizado. "Este trabalho é construído pela escola, que avalia o momento adequado de entregar o equipamento para os alunos. Os estudantes devem se sentir responsáveis pela própria aprendizagem e cuidar do computador que estão recebendo", explicou Maria Eulalia.

O vice-presidente da Procergs, Claudio Dutra, destacou que a empresa faz a instalação da rede lógica que possibilita a conexão com a internet. "A inteligência não está no computador, mas sim na cabeça do aluno, que deve saber o que perguntar". A diretora da Escola Vila Olímpio, Marinel de Souza, afirmou que com esta aquisição, abre-se uma nova era de inclusão digital e de interação para os estudantes.

Formação

Maria Eulália entregou nets educacionais para os alunos e professores de Quaraí - David Alves/Palácio Piratini

Maria Eulália entregou nets educacionais para os alunos e professores de Quaraí

David Alves/Palácio Piratini

Nesta primeira etapa receberam os equipamentos as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Brasil, Vila Olímpio, Manoel Ignácio Tavares Nunes – Ciep e o Instituto Estadual de Educação Professor Diehl. Em novembro, receberão os computadores o Instituto Estadual Dr. Luiz Pacheco Prates e as Escolas Estaduais de Ensino Médio Dartagnan Tubino e Dr. Roberto Osório Junior e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai. Todos os professores e as equipes diretivas das escolas participantes já receberam formação em serviço para o uso pedagógico dos netbooks.

O projeto Um Computador por Aluno e Professor, que integra o Programa Província de São Pedro, atende as escolas da região da Campanha e da Fronteira Oeste, escolas localizadas em Territórios de Paz e instituições que já utilizavam netbooks educacionais.

O Programa Província de São Pedro conta com a parceria da Procergs e do Gabinete de Inclusão Digital. Tem por objetivo a modernização tecnológica da rede estadual e a apropriação da tecnologia por alunos e professores. Contempla também a distribuição de tablets para os professores efetivos do ensino médio e da educação profissional, a modernização e ampliação dos laboratórios de informática das escolas, a distribuição de lousas eletrônicas e a conexão em banda larga na rede estadual. Os professores da rede estadual são preparados para o uso dos equipamentos e para os aspectos pedagógicos da utilização da tecnologia da informação.

 

 

Publicado em 23/10/2014 às 17:53

Secom RS

BANCADA / stela / villaverde

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada