Estradas

Pont: EGR faz mais do que as antigas

concessionárias, a um custo menor

O deputado Raul Pont rebateu as críticas de deputados oposicionistas sobre o trabalho e importância da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Segundo ele, os resultados da estatal são muito superiores, na relação custo benefício, quando comparados ao modelo de pedágios privados que havia antes.

“Tenho viajado muito pelo Rio Grande e posso garantir que a situação das estradas e dos pedágios está melhor”, sustenta. “Os gaúchos estão tendo um custo menor e uma maior capacidade de investimento, pois pagávamos em torno de R$ 600 milhões por ano em pedágios e, a partir da criação da EGR, esta passou a contar apenas com a receita das estradas pedagiadas, ou seja, R$ 200 milhões por ano. Portanto, uma economia de R$ 400 milhões anuais para os gaúchos”.

Raul citou as rodovias da região da serra, como as ligações entre Caxias, Flores da Cunha, Antônio Prado, Farroupilha e São Vendelino, que “estavam em péssimas condições e foram completamente refeitas, incluindo os trevos de acesso, com recursos próprios da empresa”. O parlamentar também esteve na região de Gramado e Nova Petrópolis, onde rodovias que não eram pedagiadas pela EGR estão sendo recuperadas ao custo de um terço dos praticados anteriormente pelas concessionárias.

Lembrou que, desde sua criação, a estatal fez todo um processo judicial para desobrigá-la do pagamento de ISSQN aos municípios, para que sua receita fosse voltada a seu objeto principal. “Isto era um equívoco dos antigos pedágios privados: as empresas pagavam mais imposto de renda do que investiam na rodovia, numa total negação do objetivo principal da prestação de serviço”.

Ao contrapor argumentos de parlamentares de partidos da oposição, Raul Pont citou algumas obras que estão sendo feitas pela EGR: “a duplicação do trecho entre Erechim e a Universidade da Fronteira Sul; a duplicação da rodovia que liga Viamão e Capivari do Sul; a rodovia entre Venâncio Aires e Paraíso do Sul; o trecho da acesso a Santa Cruz do Sul; além da duplicação da ligação entre Taquara e Rolante, que será retomada por meio de aditivo”.

Portanto, enfatizou, “tem obras, sim; muitas em início, outras em processo de licitação, outras em manutenção ou já efetivadas e todas qualificando nossas estradas”.

 

 

Publicado em 21/10/2014 às 17:17

Gilmar Eitelwein

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